PUBERDADE: VIVER CADA DIA...
Será hormônios? Será gordura? Será alguma coisa na água? A puberdade precoce tem preocupado muito a sociedade nestes tempos de Apocalipse. A revista Time lançou uma matéria à algum tempo abordando o tema puberdade precoce.
No artigo, os jornalistas Dan Cray, Deborah Fowler, Julie Grace, Alison Jones, Durham e Dick Thompson reuniram informações para depbater o tema. A grande pergunta dos jornalistas era: Porque as meninas estão entrando nas fases de adolescente e jovem tão rápido, sem nem mesmo passar pela puberdade?
Serão hormônios, a alimentação, medicamentos, a televisão? Depois de vários depoimentos de mães e filhas que estão vivendo o problema da puberdade precoce, as respostas chegaram a lugar nenhum. Somente um fato é real: as meninas estão se tornando mocinhas antes da hora, muitas vezes antes mesmo de chegarem aos 10 anos de idade e, segundo pesquisas no meio masculino, as meninas que parecem mais maduras são como mel e atraem os rapazes mais velhos.
O fato é que esta sexualidade acentuada é tão somente mais um dos sinais que estamos vivendo tempos de Apocalipse. A Biblia é clara ao condenar o sexo fora do casamento, por ser um pecado cometido contra o próprio corpo, que é o Templo do Espírito Santo e que deve ser cuidado como tal. Entretanto, o que vemos é a proliferação da pornografia por quase todos os veículos de coumunicação, seja diretamente (cenas provocantes ou explícitas) ou indiretamente (como na letra de musicas).
Os adultos de hoje foram os adolescentes de ontem. A questão é: como cada um destes indivíduos chegou a idade adulta? Foram vividas todas as etapas, uma de cada vez, ou foram puladas; fatos que quase sempre produzem desarranjos emocionais e físicos, por vezes insolúveis.
Os psiquiatras chamam a adolescência de 'a fase mais complexa, desafiadora, frustrante e fascinante do desenvolvimento humano', e definem que a adolescência é, no geral, dividida em três períodos: pré-adolescência, em torno dos 10 ou 11 anos, adolescência dos 15 aos 18 anos; e adolescência final dos 18 anos e se estenda pela casa dos 20 anos.
A pré-adolescência é o período que inicia uma explosão de mudanças biológicas que pode produzir sentimentos simultâneos de ansiedade, confusão e prazer, e esta manifestação súbita de crescimento, mudança nas proporções do corpo e tudo o mais, tem efeitos sociais e psicológicos. A adolescência produz menos mudanças físicas, porém os amigos mais importantes da pré-adolescência tornam-se agora mais significativos, e na ânsia de serem aceitos, os adolescentes se afastam da influência dos pais assim como de seus valores e controles.
Durante esse período, três influências podem mostrar-se extremamente importantes: sexo, drogas e veículos a motor. Cada uma delas está ligada às pressões dos companheiros, mudanças físicas, inseguranças e lutas do adolescente para encontrar sua identidade.
Hoje as crianças estão se tornando sexualmente adultas muito depressa; nas meninas esse sintoma parece acentuar-se. A menina inocente que usava trancinhas e brincava de boneca, estimulada pela massificação de informação através da mídia que dita as regras de comportamento globalizado, hoje está com a boca pintada, abusando da roupa sexy, do cigarro e das drogas, correndo risco de uma maternidade precoce ou de uma contaminação pelo vírus da AIDS.
Podemos atribuir esta realidade à falta de diálogo com os pais, a contínua exploração do erotismo associado à falta de temor à Deus, Autor da Vida, o qual não nos orientou a 'pularmos' fases importantes da Preciosa Vida que temos. Pelo contrário, Ele nos incentiva a vivê-la de maneira naturalmente sadia. A precocidade sexual é uma amarga realidade deste tempo apocalíptico que já virou um problema social. Os riscos de gestação e parto entre meninas de 10 a 14 anos é muito mais alto, sem contar distúrbios emocionais, projetos de vida destruídos e sonhos que vão ficar 'para quando der' ou para nunca mais.
Deus nos fez para Louvor da Sua Glória, mas a desobêdiencia à sua vontade pode nos desviar desse propósito divino. Os sinais da volta de Jesus Cristo estão em evidência a cada dia: Corrupção dos valores morais com prejuízo e destruição da família. O amor esfriando-se a cada dia, deixando uma lacuna no próprio ser e no semelhante; falta de respeito, de temor à Deus e aos pais.
Corações endurecidos tem sido causa de separação de casais e abandono dos filhos. Creio que está na hora de parar com tudo e dar um tempo para Deus. Tempo para ser criança, para ser adolescente, para ser jovem e para ser adulto. Tempo para cada momento, para cada propósito nestes últimos tempos. Tempo de Vida, tempo de Graça, tempo de Paz. 'Ensina-me ó Deus a contar os meus dias para que eu alcance um coração sábio' - Salmo 90:12.
Ivelise e Pedro Salinas (extraído)
Ambos trabalham na área de aconselhamento familiar por mais de 18 anos. Eles são fundadores do ministério CEL (Casais Edificando Lares), com base na Flórida-USA.
0 comentários:
Postar um comentário