terça-feira, 26 de maio de 2009

A Condição Humana


Capítulo 1

1.1 A culpa moral de todos os homens
Lemos no livro de Gênesis que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança:
"Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” Gênesis 1:27-28
Deus colocou o homem para dominar ou administrar toda a criação. Não vamos estudar a criação, mas um fato importante é que a vida do homem antes do pecado original era maravilhosa e cheia de esperanças. O homem era extremamente dotado de capacidades emocionais e físicas além de manter um íntimo relacionamento com o seu Criador.
Havia em Adão uma responsabilidade sobre toda a humanidade. Mas, infelizmente, deixou-se ser enganado por Satanás representado pela serpente.
Satanás era uma autoridade divina decaída, chamada Lúcifer que se rebelou contra Deus querendo ser igual a Ele.
"mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis, Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” Gênesis 3:3-6
"Eva foi enganada; Adão comeu do fruto conscientemente (l Timóteo 2:14). O pecado do primeiro casal foi maior do que simplesmente comer o fruto proibido; inclui desobedecer à Palavra revelada de Deus; crer na mentira de Satanás; e colocar sua vontade acima da vontade de Deus...” (comentário tirado da Bíblia Anotada de Charles Laudwell Ryrie, Th.D.; Ph.D).
A pior conseqüência do pecado de Adão foi sem dúvida a morte espiritual, ou seja, a separação eterna de Deus. As enfermidades físicas, emocionais e a morte física também são decorrentes deste pecado.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 6:23
1.2 Adão pecou, não eu!
Quando Adão pecou desobedecendo a Deus, o pecado foi imputado como um vírus a toda a humanidade e suas gerações futuras. Adão estava separado de Deus e não poderia gerar descendentes sem pecado. Por isso, o apóstolo Paulo usa a. expressão: "natureza adâmica" ou "natureza pecaminosa". Todos os homens pecaram a. partir da desobediência de Adão. No entanto, o ato de pecar - rebelando-se contra Deus - é sempre uma escolha pessoal, pois temos o livre arbítrio.
“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23
Leitura: Romanos 5:12-19
1.3 O que há por trás do pecado?
Ganância. É importante sabermos qual a real motivação do coração de Adão ao comer este fruto, só assim poderemos entender nossas próprias motivações que nos leva ao pecado.
Preste bastante atenção neste texto:
"Ora, a serpente era o mais astuto de todas os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: De fruto da árvore do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” Gênesis 3:1-6
O sentimento que Satanás produziu no coração de Eva e por conseqüência no coração de Adão foi a ganância (a mesma ganância que encheu o seu coração e o levou a destruição). Portanto, Satanás só produziu no coração do homem um sentimento do qual o seu coração estava cheio. A ganância cria raízes no coração do homem, levando-o a querer ser igual a Deus e independente Dele. A desobediência, arrogância, violência, etc, são na verdade apenas conseqüência.
Finalizando, veja este interessante comentário:
“A tendência do ser humano é ser independente de Deus, não aceitá-lo como Criador e Senhor. Rebelar-se contra toda forma de ordem e autoridade divinas. Portanto o pecado é uma rebeldia contra Deus que acompanha e une-se a rebeldia de Satanás”.(comentário tirado da Bíblia Anotada de Charles Laudwell Ryrie, Th.D.; Ph.D)

Capítulo 2
Salvação

2.1 Como somos salvos?
A salvação se dá exclusivamente no ato em que entendemos e então cremos verdadeiramente na obra. redentora que Jesus Cristo realizou na Cruz, e então O recebemos como Salvador e Senhor de nossas vidas.
A salvação é somente pela fé, mesmo porque não existe nada que o homem faça que possa salvá-la, a não ser crer que Jesus Cristo proporciona esta salvação por intermédio de seu sacrifício na cruz.
“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” Atos 4:12
“Porque Deus amou c mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16
“Mas, a todas quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” João 1:12
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”; Efésios 2:8-9
As boas obras não podem salvar ninguém, porém são conseqüências direta e inevitável da fé, sendo impossível alguém crer e não ter boas obras. Assim, as obras e a fé estão ligadas uma a outra intrinsecamente. Sobre este aspecto podemos ler e entender o texto de Tiago 2:14-20 que fala claramente a respeito da salvação exclusivamente pela fé.
"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?." Tiago 2:14-20
Todos os seres humanos precisam de Salvação (Romanos 3:23 e 5:12). O resultado do pecado pessoal de cada criatura é a morte espiritual, a morte da alma, que é a separação de Deus nesta vida e na eternidade (Efésios 4:18).
Jesus Cristo, o filho de Deus, veio ao mundo para salvar a alma humana da morte eterna (João 3:16). Note que a Salvação é para aqueles que crêem em Jesus.
A fé pessoal exclusivamente em Jesus Cristo é o único meio pelo qual podemos ser salvos. Não por nossos esforços, virtudes ou desejos; não por cerimônias ou tradição; nem pela mediação de outra pessoa que esteja na terra ou no céu, mas somente por Jesus Cristo é que podemos ser salvos (Efésios 2:8-9).
A Salvação é uma transformação operada por Deus através do Espírito Santo no íntimo da pessoa que se arrepender de seus pecados e recebe o Senhor Jesus (João 16:8). Arrependimento não é apenas remorso pelos pecados cometidos ou mal-estar devido as suas conseqüências, mas é uma radical mudança da mente e dos sentimentos em relação ao pecado e a compreensão de que o pecado nos infelicita porque ofende a Deus e nos separa dele e a mudança da atitude de aceitação para outra de oposição em relação ao pecado pela mudança do coração. O arrependimento verdadeiro envolve não apenas a reprovação de atos pecaminosos, mas o repúdio à própria inclinação para pecar. Pelo genuíno arrependimento eliminamos o pecado do nosso coração e damos lugar a Jesus Cristo, o que equivale dizer que passamos a ter um novo coração, isto é, uma nova natureza interior. (2 Pedro 3:9).
Toda pessoa que se arrepender de seus pecados e crê em Jesus Cristo tem a vida eterna e por isso tem firme certeza da sua Salvação (João 11:25-26). A nossa segurança e permanência em Cristo depois de salvos, não dependem da nossa capacidade, mas da nossa submissão a Jesus, pois Ele tem cuidado de nós.
- Leitura: João 6:4
2.2 O batismo ou qualquer outro ritual pode nos salvar?
"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38
No texto quando aparece: "para remissão dos vossos pecados”, poderia ser traduzido do original como: "por causa da remissão", sendo o batismo a exteriorização de um fato interior. O batismo por si só não provoca arrependimento ou salvação.
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizara com o Espírito Santo, e com fogo." Mateus 3:11
Portanto, o batismo em si não salva, mas é uma forma de demonstrar publicamente sua fé e servir de exemplo, como Jesus o fez.
2.3 A salvação é individual
Deus não salva por grupos. Ele nos trata individualmente. Em todo o Novo Testamento o evangelho é pregado a indivíduos. É necessário que cada um creia para ser salvo. Ninguém pode crer e ser salvo por outro. Um texto que costuma causar confusão é:
"Responderam-lhe: crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa." Atos 16:31
Basta pensar um pouco na interpretação do texto e no contexto de toda a Bíblia e você irá entender. Veja no texto acima: Quem será salvo? Tu e tua casa.
Qual a condição para que tu e tua casa sejais salvos? Crer no Senhor Jesus. Cada membro da família precisa crer para ser salvo. O Novo Testamento se refere à salvação como um ato individual, assim como a confissão de pecados e seu perdão.
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:8-9
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo, E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." 1 João 2:1-2

Capítulo 3
O Salvador

3.1 Jesus, sacrifício vivo
A vinda de um Salvador foi prometida por Deus logo que nossos primeiros pais pecaram e como conseqüência foram expulsos da presença de Deus (1 João 3:8).
Durante milhares de anos o prometido por Deus para libertar a humanidade do pecado foi ansiosamente esperado por todas as raças, especialmente pelos judeus, cujos profetas se ocuparam muito desta esperança. (Isaías 53)
Há cerca de 2.000 anos, o Salvador veio ao mundo. Ele nasceu de uma virgem chamada Maria, na cidade judaica de Belém, e o seu nascimento foi anunciado e saudado pelos anjos como o nascimento do Salvador prometido (Mateus 1:21). Ele não era apenas um mensageiro de Deus, um profeta ou um mártir, mas o próprio Deus que veio ao mundo, e assim se declarou e foi compreendido por aqueles que testemunharam sua vida terrena. (João 10:30; João 1:1 e 14).
Os judeus, entretanto, não aceitaram que Jesus fosse o Messias. Não creram nele (João 1:11 e Atos 3:13-15), porque eles desvirtuaram a esperança messiânica dos seus profetas, desejando um reino terreno material e Jesus veio para estabelecer um reino espiritual, eterno. Jesus foi morto numa cruz em Jerusalém. Ele fez um sacrifício consciente e voluntário para pagar, com a sua morte, a culpa dos nossos pecados perante a justiça divina (Gálatas 1:4 e 1 Pedro 2:24).
Tendo sido morto e culpado, Jesus se levantou vivo do túmulo no domingo e conviveu por 40 dias com seus discípulos, dando-lhes instruções para a propagação de sua mensagem por todo o mundo. Na sua ressurreição é que nos temos a garantia da vida eterna (1 Coríntios 15 : 1-8)
Agora Jesus está junto ao pai nos céus, voltou ao seu lugar, mas tornará a vir a este mundo para julgar os povos e para arrebatar os salvos (João 14:3 e Atos 1:8-11). O mais importante é que você poderá saber a respeito de Jesus será fruto da sua própria experiência, sua própria comunhão com ele dia a dia até que ele o leve para o céu.
3.2 Basicamente qual é a obra da cruz?
A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo veio nos livrar de toda prisão imposta como conseqüência do pecado e obediência ao diabo, ou seja, nossos inimigos que antes nos dominavam não nos dominam mais, porém continuam nossos inimigos. São eles:
O Diabo: rebelde contra Deus, pretende destruir a criação Dele e a obra redentora de Cristo em nossas vidas.
"O ladrão (o Diabo) não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10:10
O mundo: as pessoas que ainda não entregaram sua vida a Jesus Cristo e o modo de vida que praticam.
"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais." Efésios 2:1-3
A carne: a Bíblia chama de "carne" a nossa natureza pecaminosa que carregamos em decorrência do pecado de Adão. Esta natureza não deixa de existir quando aceitamos Jesus, mas deixa de exercer domínio. Leia os versículos:
"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21
- Leitura: Romanos 6:3-14
No livro de Isaías vemos o que aconteceria quando o Messias (Jesus) cumprisse Sua obra. A respeito disso, Jesus disse no evangelho de João: "Está consumado". Isso também é visto de forma alegórica, no evangelho de Marcos, quando o véu do Templo é rasgado, mostrando que por causa da Obra da Cruz não haveria mais separação entre o homem e Deus, bastando ao homem crer de todo coração em Jesus Cristo.
"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes". Isaías 61:1-2
"E Jesus, dando um grande brado, espirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” Marcos 15:37-38
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito". João 19:30
Em outras palavras tudo o que precisava ser feito para que o homem fosse salvo e tivesse uma vida plena foi feito quando Jesus morreu na cruz.
"Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
Precisamos crer e aceitar a obra completa de Jesus Cristo na cruz!
3.3 E eu, o que faço?
Deve confessar Jesus Cristo em público (Romanos 10:9,10).
"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus" Mateus 10:32
Após a confissão, sua vida toma novo rumo, você passa a ter compromisso com Cristo e com a Sua igreja.
Nós temos a esperança de estar ao lado do nosso Senhor eternamente. Isso acontecerá no dia em que Ele virá buscar Sua amada Igreja. Este evento é conhecido como arrebatamento.
“Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro” Mateus 24:40
Acontecerá de forma súbita. Quando não podemos saber. Sabemos que os sinais nos indicam que está muito próximo.
"Na caca de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” João 14.2-3

Capítulo 4
Arrependimento

4.1 O que é?
Arrependimento significa no sentido literal "mudar de procedimento". Pode provocar emoções, mas na verdade é uma decisão movida por uma profunda contrição (arrependimento das próprias culpas ou pecado) que nos convence de que a vida que temos levado é impura e necessita de mudança. Leia Lucas 15:10-32 (A parábola do filho pródigo) para uma melhor compreensão.
A Bíblia, mais especificamente, o Novo Testamento prega sobre o arrependimento de maneira muito forte, colocando esta experiência como prioridade para crer na obra que Jesus Cristo fez por nós na cruz.
A primeira pregação dos Evangelhos é para arrependimento.
"E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia. E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” Mateus 3:2
"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento". Marcos 2:17
"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” Lucas 15:7
A primeira pregação da igreja como Corpo de Cristo é para arrependimento.
"E disse-Ihes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo," Atos 2:38
4.2 Arrependimento, confissão e renúncia
O arrependimento para salvação está ligado intimamente a ações que renunciam com a antiga maneira de viver. Nos dois textos abaixo a confissão dos pecados mostra a renúncia pública e inegável da antiga maneira de viver, afirmando o novo compromisso da pessoa com Jesus Cristo.
"E, naquele: dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus, Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." Mateus 3:1-6
"Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia." Atos 19:19,20
Devemos tomar este exemplo no livro de Atos e incentivar todos aqueles que tiveram alianças com demônios, que ainda guardam vestígios como: livros, utensílios ou outro material, a se livrarem disto, e confirmarem o compromisso público com Jesus Cristo. Este compromisso público é feito normalmente através do batismo.
4.3 O arrependimento que traz salvação
O arrependimento que nos leva ao encontro de nosso Salvador, Jesus Cristo, não provém apenas de nossas mentes ou emoções. Quando tomamos o primeiro passo no nosso interior de querermos esta nova vida com Jesus, Deus nos leva ao processo de arrependimento para tomarmos a decisão de crer na obra da cruz feita por Jesus Cristo aceitando como nosso Senhor e Salvador.
É um ato espiritual, pois morremos para nós e para o mundo e ressuscitamos com Jesus para uma nova vida diferente da antiga. Isto é arrependimento!
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” Gálatas 2:20

Capítulo 5
A Nova Vida Em Cristo

A nova vida que a pessoa convertida desfruta é uma vida no espírito de Deus. Isto implica no fato de seu comportamento ser caracterizado pela retidão e pelo amor. (1 Pedro 1:15; Efésios 4:25 c 5:5).
A Bíblia tem orientação segura para o crente conduzir seus passos neste mundo. Através de suas páginas você encontrará tudo quanto necessita saber a respeito de atitudes e motivos para sua conduta.
5.1 Os conflitos da nova vida
- O cristão pode esperar violenta oposição
”Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” João 16:33
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” Mateus 5:10
- Há oposição por parte do mundo ímpio
Esta oposição pode assumir a forma de privações financeiras, zombaria de amigos e, em alguns casos, vantagens pessoais. Acontece também a perseguição hostil (1 Pedro 4:12). É por esta razão que Paulo escreveu a Timóteo:
“Sofre comigo as aflições como um bom soldado de Jesus Cristo” 2 Timóteo 2:3
- Satanás não desiste
A Bíblia ensina a respeito da existência de Satanás como uma realidade inegável e poderosa. Ele é inimigo de Cristo e de todos os seus seguidores. Aceitar a Jesus Cristo como Salvador pessoal é o mesmo que lhe declarar uma guerra. Ler 1 Pedro 5:8. Ele envia tortos os esforços no sentido de Mostrar e derrotar os discípulos de Jesus.
- A nova vida envolve uma luta intensa
Viver a nova vida em termos de realizar a vontade de Deus é disputar uma corrida onde todas aa coisas são deixadas de lado para olhar apenas uma meta final (Hebreus 12:1-2). O cristão precisa conquistar vitória sobre os sentimentos de orgulho, inveja, preconceito, mentira e outros semelhantes. Mas é importante lembrar que Jesus é o guia de nossas vidas. Nem sempre é a nossa vontade que prevalece, mas sim a do Senhor, que no fim é sempre melhor.
"porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe". Hebreus 12:6
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles: que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28
5.2 Os sinais da nova vida
- A nova vida é diferente
Os cristãos primitivos demonstram através de um viver diferente que tinham estado com Jesus Cristo. Este fato deve ser uma realidade na experiência cristã. Algo novo entra em nossa existência quando aceitamos a Cristo (Leia e medite em 2 Coríntios 5:17). Novos objetivos, novos padrões, novo senso de valores e uma nova modificação. Esta nova natureza deve se expressar em todas as esferas da vida.
- É uma vida controlada por Cristo
Cristo deve ser o Senhor da nova vida, a figura central, a quem devemos obediência (Leia Filipenses 2:5-11).
- Refletem o amor de Cristo
O amor cristão genuíno ignora qualquer preconceito de raça ou classe social, pois Deus no seu amor, não faz distinção de qualquer espécie. O amor abrange até mesmo os inimigos, como ensinou o Senhor Jesus Cristo (Mateus 5:44). O amor é perdoador e não alimenta espírito de vingança. É bom que se note uma das características marcantes do amor é que ele sempre se concretiza. Desta forma, a nova vida deve ser uma constante demonstração de amor (Leia 1 João 3:17-18).
- Evidência da dedicação a Deus em Cristo
O envolvimento, na vida e no trabalho de uma igreja, deve vir em primeiro lugar. Cristo amou a Igreja e deu-se a si mesmo por ela (Efésios 5:25). A preocupação em salvar os perdidos e a participação no reino de Deus são características das pessoas que ressuscitaram com Cristo para uma novidade de vida. E um desejo ardente de que o nome de Deus seja santifìcado é evidente nessas pessoas.
- Impacto na nova vida
O crente que possui uma nova vida em Cristo produz tal impacto sobre os outros, que sempre resulta em bênçãos. Jesus disse “vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo..." (Mateus 5:13-14). O sal e a luz prefiguram qualidades que ajudam a preservar e salvar o crente. O novo ser em Cristo deve caracterizar-se por uma vida que ajuda as pessoas a voltarem das trevas para a maravilhosa Luz de Deus.
A nova vida em Cristo é diferente. (2 Coríntios 5:17). A nova vida é caracterizada pelo controle do Espírito. Em Gálatas 5:22-26 você encontrará uma série de atitudes que caracterizam o novo comportamento moldado por Cristo.
5.3 O desenvolvimento do novo ser em Cristo
A nova vida constitui-se numa experiência de crescimento até a maturidade em Cristo. Este crescimento é responsabilidade de cada pessoa que aceitou Jesus Cristo como Salvador. O desenvolvimento do caráter cristão é uma característica distintiva da fé cristã. Podemos comparar a vida cristã à vida física. Ao nascimento segue-se o crescimento, não é mera opção. É uma condição indispensável. (Leia 2 Pedro 3:18) O crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, significa que o cristão deve estar sempre caminhando em direção à meta. O alvo somente será atingido na eternidade, mas é nosso dever prosseguir em direção ao alvo (Leia Filipenses 3:14).

- O discipulado é essencial
O desenvolvimento do caráter é atingido através do verdadeiro discipulado (Mateus 11:29). O aprender de Cristo é um imperativo dado pelo próprio Senhor; o discípulo é um aprendiz; ser discípulo de Jesus consiste em estar integrado numa experiência de aprendizagem que dura a vida toda, em convivência com Jesus como Senhor e mestre por excelência. É a obediência aos mandamentos do Mestre que caracteriza o verdadeiro discípulo de Jesus (Leia João 15:14). O discípulo precisa aprender a confiar e obedecer, a amar e a perdoar, a sofrer e a servir. A vida de discípulo deve ser a mais autêntica manifestação da pessoa de Jesus Cristo no mundo.

- O controle do Espírito
O discípulo de Jesus encontra no Espírito Santo uma fonte de poder inesgotável que o ajudará a crescer à imagem de Cristo. O discípulo agora não vive mais segundo a carne, mas é chamado homem espiritual (1 Coríntios 2:14-15); sua vida longe de produzir os produtos da carne (Gálatas 5:19-21) é um fluir constante da presença do Espírito Santo. Esta presença é manifestada por atitudes e ações, às quais Paulo chama de Frutos do Espírito (Gálatas 5:22-26 - Veja mais adiante nesta apostila).

A presença do Espírito em nossa vida é indispensável para o nosso crescimento, até que possamos compreender a pessoa de Cristo e a vontade de Deus. Nosso homem interior fortalecido, quando o Espírito habita em nós. Podemos conhecer a presença de Cristo em nossos corações através da fé.
- Alvo da nova vida
O alvo, a meta final da nova vida é a semelhança de Cristo e estarmos junto com Ele para sempre. Somos filhos de Deus (João 1:12; Romanos 8:14-17). Partilhamos da Natureza Divina. O Propósito supremo de Deus é que sejamos conforme a imagem de seu Filho (Leia Romanos 8:29). Este propósito é realizado, em certo sentido, ao nos tornarmos o novo ser em Cristo (2 Coríntios 5:17). Assim, levamos uma vida inteiramente agradável ao Senhor, “frutifìcando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Colossenses 1:10). Estamos em pleno processo de transformação; o desenvolvimento do nosso caráter segundo a estatura de Cristo deve ser buscado com todas as forças de que dispomos. Ser cristão exige, pois uma renovada determinação de viver a vida do novo ser em Cristo (Gálatas 2:20).

Capítulo 6
Falando Com Deus

Falar com Deus é essencial. Lendo a Bíblia Deus fala ao nosso coração. Através da oração podemos falar com Deus. O crente em Jesus Cristo tem na oração uma fonte extraordinária de alimento para a sua nova vida (Leia Tiago 5:6).
A princípio é um pouco difícil fazer uma oração, mas não desanime. O nosso Pai celestial não espera de nós orações longas e corretas em todos os sentidos. Certa vez Jesus louvou muito a um homem que orava assim: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” (Marcos 10:17). Só isto. Este homem não sabia proferir palavras eloqüentes, mas sabia apresentar a Deus o seu coração no espírito de humildade, arrependimento e contrição. Jesus nos deixou exemplo para as nossas orações (Leia Mateus 6:9-13). Jesus não quer que decoremos rezas ou que façamos outras “vãs repetições”, mas deixou este exemplo para nos orientar de um modo geral. Eis algumas condições estabelecidas por Jesus para que possamos alcançar as respostas de nossas orações. João 14:14, Mateus 21:22 e 1 João 5:14.
Orar não é rezar. Orar é conversar com Deus, é dialogar com Ele. É um processo que flui normal e espontaneamente. O Espírito Santo nos inspira as palavras que são ditas em cada oração que fazemos. Rezar é repetir algo pré-criado.
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” Mateus 6:7
Não precisamos nos preocupar com o que dizemos e sim com a intenção, pois o Pai sonda os corações e o Espírito Santo intercede por nós.
"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” Romanos 8:26
6.1 Como devemos orar?
- De joelhos
Muitos consideram esta a melhor maneira de se conversar com Deus, pois é uma demonstração de submissão, reverência e humildade. Assim oraram Salomão (1 Reis 8:54), Elias (1 Reis 18:42), Esdras (Esdras 9:5), Daniel (Daniel 6:10), Jesus (Lucas 22:41), e todos alcançaram grandes vitórias.
- De pé
Nós costumamos orar em pé, no inicio, durante e no fim dos cultos, e temos recebido grandes vitórias. Mas não se esqueça que a melhor maneira de se buscar a Deus é de joelhos.
- Deitado
Em 2 Reis 20:2-3, está registrada a enfermidade de Ezequias, rei de Judá que, acamado, recebeu a visita do profeta Isaías que lhe transmitiu o recado de Deus a respeito de sua morte iminente. Deitado, Ezequias virou o rosto para a parede e orou. O Senhor o ouviu e concedeu-lhe mais 15 anos de vida.
6.2 Onde orar?
No templo, em particular e em família. Os crentes devem se reunir para buscar a presença de Deus e receber as suas bênçãos. A nossa igreja possui consagrações, círculos de oração, vigílias, ocasiões em que Jesus nos batiza com o Espírito Santo, cura as nossas enfermidades e resolve os nossos problemas.
"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6:7
Se pedirmos alguma coisa e não recebermos imediatamente, devemos perder a nossa fé? Há diversas explicações:
Oramos muitas vezes sem crer de todo coração. Portanto, a falta (de fé) é nossa e não de Deus.
Deus, que sabe todas as coisas, às vezes demora em responder as nossas orações. Certa vez, uma senhora italiana orou muito a Deus para que ele não deixasse seu filho ser marinheiro. O filho não era crente e ela pensava que o rapaz estaria completamente perdido se seguisse a carreira marítima. Conseqüentemente, a mãe ficou tristíssima quando seu filho se entregou a carreira do mar. Ela julgava que Deus não havia entendida as suas súplicas. Entretanto, na primeira viagem que o moço fez, ele desembarcou em Nova York e, no cais do porto, alguém lhe deu uma Bíblia e ele se interessou pelo evangelho, chegando mesmo a se converter. Naturalmente, quando a mãe recebeu esta noticia, além de dar graças a Deus, pediu ao Senhor que perdoasse a sua impaciência e falta de compreensão.
Deus às vezes, nos dá uma resposta melhor, embora diferente daquilo que pedimos antes. O apóstolo Paulo tinha uma enfermidade que ele chamava de “espinho na carne” (2 Coríntios 12:7) acerca da qual orou a Deus três vezes para que a retirasse dele, mas a resposta do Senhor foi “A minha graça te basta.” (2 Coríntios 12:9). Ao invés de retirar a dificuldade, concedeu-lhe a graça para agüentar todas as aflições. Mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu uma das mais conhecidas passagens que fala sobre a graça de Deus que nos é concedida:
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Filipenses 4:13
A oração constante e fervorosa é sem dúvida uma das chaves mais importantes para sua vida vitoriosa.

Capítulo 7
A Palavra de Deus

7.1 A Bíblia
"Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho" Salmo 119:105
"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti" Salmo 119:11
A Bíblia é de origem grega e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia na conta de um só livro, na realidade ela é constituída de uma coleção de livros menores. Ao todo são 66 livros; 39 compõem o Novo Testamento e 27, o Velho Testamento. A Bíblia foi escrita por 40 homens aproximadamente, num período aproximado de 1.500 anos. Esses homens foram inspirados pelo Espírito Santo a escrever a Palavra de Deus. Esta é a razão pela qual, apesar de ter sido escrita por homens, ela é chamada Palavra de Deus.
Os livros Bíblia formam uma unidade, apesar de ter sido escrita por homens diferentes, de costumes diversos e que também viveram em épocas diferentes. Por exemplo, Amós foi pastor de gado; Davi era rei; Paulo, além de intelectual, tinha o oficio de fabricante de tendas; Lucas era médico; Pedro e João eram pescadores. Estes livros se harmonizam entre si justamente porque o Espírito Santo ajudou o escritor de cada um deles.
A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descobertos por si mesmo. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do universo, sem que Deus lhe houvesse revelado. Sabemos através da história, que certos fatos aconteceram. Mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários destes acontecimentos foram profetizados muitos anos antes. (Ler Lucas 4:21). Deus nos ajudará reconhecer que a Bíblia é a verdade, se desejarmos sinceramente seguir seus caminhos. Em João 7:17 há uma maravilhosa promessa a este respeito. Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia (Leia Lucas 24:27).
7.2 A influência do Bíblia na transformação de vidas
A mensagem da Bíblia transforma o homem. Pode-se sentir pessoalmente a sua influência transformadora todos os dias; quando estamos tristes, a sua leitura dá conforto; quando estamos com medo, ela inspira confiança, quando estamos em desespero, ela nos dá esperança. Ela contém a palavra certa para a necessidade de cada indivíduo.
Deus fala a você através da Bíblia. Lendo-a você começa a conhecer Deus, a entender e obedecer as orientações dele para a sua vida particular, e a participação na igreja que você freqüenta. A primeira parte da Bíblia que começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias é o Antigo Testamento ou simplesmente AT. O Velho Testamento inicia com a criação do Universo e do homem, continuando com o dilúvio e a história do povo de Deus, Israel. O Velho Testamento possui cinco divisões: Lei, Livros Históricos, Poéticos, Profetas Maiores e Profetas Menores. Depois de Malaquias, o último livro do Antigo Testamento, inicia-se o Novo Testamento, com vinte e sete livros assim divididos: Evangelhos, Hist6ria, Cartas de Paulo, Cartas Gerais e Livros Proféticos. O Novo Testamento é conhecido pela letra inicial NT .
As Bíblias que estão nas mãos dos crentes na igreja para leitura e estudo são escritas em diversas versões. As versões são resultantes de atualizações de uma tradução. A tradução significa passar tudo o que foi escrito em um idioma para outro; no caso da Bíblia passou-se tudo que estava escrito em hebraico e em grego para o português. A tradução mais utilizada é a de João Ferreira de Almeida. As versões principais da Bíblia em português são:
ARC (Almeida Revista e Corrigida)
ARA (Almeida Revisada e Atualizada)
7.3 A finalidade da Bíblia
Podemos dizer que a finalidade da Bíblia é a Salvação de todos os homens. Para dar conseqüência a esta finalidade ela principia por revelar Deus ao homem. Esta revelação é feita por iniciativa do próprio Deus e, ao recebê-lo o homem recebe também a revelação do plano que Deus tem para sua salvação (João 20:30-31). Mas uma vez salvo, é necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Há algumas sugestões práticas sobre como podemos e devemos utilizar a Bíblia como um programa de crescimento espiritual:
Ouvir é importante (Ler Lucas 8:15). Ouça a Palavra de Deus.
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Romanos 10:17
Leia a Palavra de Deus.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
Estude a Palavra de Deus. O estudo conscientiza mais, faz-nos participantes da Palavra. (2 Timóteo 2:15).
Memorize a Palavra de Deus. Somos incentivados a memorizar a Palavra de Deus, para melhor aplicá-la em nosso viver.
Medite na Palavra de Deus. Compare as diferenças entre a vida de um homem piedoso e temente a Deus e a de um ímpio, segundo o Salmo 1. Leia ainda Filipenses 4:8 e Colossenses 3:1-5.









Capítulo 8
Serviço

8.1 Servindo a Cristo
A nova vida em Cristo é uma vida de ação na obra do Senhor. Deus nos tem dado talento e aptidão que devem ser usados para a glorificação do Seu Nome na face da terra e para a edificação dos crentes. A utilidade é uma das chaves mais importantes da vida feliz. Para estar contente, o homem precisa trabalhar e ser útil a alguém.
Procure descobrir alguma coisa que você possa fazer como serviço a Jesus Cristo. Fale com o seu pastor, ele lhe apontara áreas nas quais a sua atuação é necessária.
"servindo uns aos outros, conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" 1 Pedro 4:10
Jesus Cristo assim se expressou:
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido (sem sabor), com que se há de salgar? Para nada serve se não para se lançar fora e ser pisado pelos homens" Mateus 5:13
O sal que se torna insípido não faz mal a ninguém, não é venenoso, não prejudica a saúde, mas ao mesmo tempo, não vale nada. Acha-se na mesma situação o homem que está contente em dizer apenas “nunca fiz mal a ninguém”, como o sacerdote da parábola do bom samaritano, não será condenado por aquilo que fez, mas por aquilo que deixou de fazer. Jesus, sabendo que “aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecada”; repreendeu tanto a preguiça e a inutilidade como concupiscência da carne.
O crente sincero e feliz coopera sempre com os trabalhos de sua igreja, em obediência à ordem de Jesus (Mateus 28:19-20). Existem pessoas que dizem “não quero ser membro de nenhuma igreja, quero apreciar todas elas". Já conheceram alguém que cumpriu a ordem de Jesus agindo assim? O crente bem sucedido se esforça por ser assíduo freqüentador dos cultos.
Servir também com os nossos bens materiais é também tarefa da qual Deus se agrada. Como administradores de todos os bens espirituais e materiais que Deus nos confiou, temos diante de nós oportunidades grandiosas para servirmos àquele que nos salvou.
O nosso testemunho cristão é um serviço que podemos prestar em todos os lugares por onde andarmos.
- Leitura Atos 1:8

Capítulo 9
Adoração

9.1 A comunhão com Deus

Fomos criados para ter comunhão com Deus. A Bíblia diz que o Senhor, depois de criar o primeiro homem e de formar um lindo jardim, onde construíram seu lar, passeava com eles no jardim pela viração do dia. Podemos imaginar a satisfação que sentiam em poder andar em comunhão íntima com o seu Criador. Infelizmente, atenderam a voz do tentador e desobedeceram a Deus. Perderam o grande privilégio de viver em comunhão com Deus, o pai celestial. Desde aqueles tempos, os homens em geral, têm andado longe de Deus.
Embora a maioria dos homens não o reconheça, a falta de comunhão com Deus tem deixado uma grande lacuna no coração deles. Têm sede, mas não sabem que esta sede é a falta de comunhão com Deus. A Bíblia enumera muitas bênçãos que se amontoarão sobre aquele que adora a Deus em espírito e verdade.
- Benefícios que recebemos de Deus
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades" Salmos 103:1-3
- Alegria de pertencermos ao Senhor
"Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” Salmos 100:2,3
- A verdadeira adoração
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem“ João 4:23
- Ensino de Paulo e Timóteo
"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" 1 Timóteo 2:8
Finalmente, devemos cultivar o hábito de participar dos cultos regulamente. O texto de Hebreus 10:25 faz uma advertência aos crentes que estavam desprezando a congregação e os convida a ajudarem uns aos outros em virtude da aproximação do dia da volta de Jesus Cristo.
Estamos numa época de crentes domingueiros. O novo crente precisa estar despertado para amar a obra de Deus e lutar valentemente ao lado do Senhor. Não apenas ir a igreja, mas participar do culto louvando, adorando e ouvindo a mensagem de Deus.
Capítulo 10
A Igreja Assembléia de Deus

10.1 Conceito de Igreja
A Igreja não é a casa onde os crentes se reúnem, são as pessoas que estão sobre a graça de Jesus e salvas por ele, independentemente de sua denominação. Isso significa que nem todo mundo que freqüenta a igreja faz parte da Igreja, a Noiva do Cordeiro. Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a Igreja.
A palavra igreja quer dizer “uma reunião de pessoas chamadas para fora”. Ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (não fisicamente) para juntos seguirem a Cristo. Estas pessoas que formam a igreja são chamadas, pela Bíblia, de crentes (em Cristo), irmãos, cristãos, santos (separados), os eleitos e os “do caminho”.
10.2 Nossa igreja
A Igreja Assembléia. de Deus é uma congregação, uma reunião de pessoas que se arrependem de seus pecados, crêem em Jesus Cristo como seu Salvador e formam batizados biblicamente. Existem milhares de igrejas Assembléia de Deus no Brasil e no mundo e todas elas são autônomas e democráticas, não estando subordinadas a nenhuma autoridade humana, mas obedecendo diretamente e exclusivamente a Jesus Cristo através da Bíblia.
10.3 Doutrinas básicas
As Assembléias de Deus têm a Bíblia como única fonte de autoridade e fundamento de doutrina. Tradições, concílios ou líderes não podem alterar ou contrariar o que está escrito nas Sagradas Escrituras (Marcos 13:31, João 2:3-5)
Com base nisso, podemos dizer que:
Em nossas igrejas não admitimos nem adoramos imagens (Êxodo 20:4-6; 1 Coríntios 10:14);
Cremos na Trindade Divina, o que significa que cremos que Jesus Cristo é o próprio Deus, como Deus é também o Espírito Santo (Mateus 28:19; João 1:1);
Cremos que Jesus é o único mediador entre Deus e o homem, o único Salvador que existe para alma humana (João 14:6; 1 Timóteo 2:5);
Conservamos os nossos corpos livres da contaminação de vícios e práticas nocivas à saúde mental, física e espiritual porque nosso corpo é o templo do Espírito Santo (2 Coríntios 3:17-18);
Repudiamos superstições e feitiçarias (Apocalipse 22:15);
Cremos que toda pessoa que se arrepende de seus pecados e aceita o Salvador Jesus, tem a vida eterna no próprio momento de sua regeneração, e inspiração para a compreensão e prática da verdade (João 7:38-39; Efésios 1:13);
Cremos que todos aqueles que crêem em Jesus, ao deixarem esta vida irão para o céu, e todos aqueles que o rejeitam irão para o inferno (Mateus 25:46; João 14:1-3; Apocalipse 20:15).
As igrejas Assembléia de Deus são sustentadas pelos dízimos, contribuições e ofertas voluntárias dos seus membros (Malaquias 3:10; 2 Coríntios 9:6-10). Ao adorar a Deus com os seus dízimos, o crente está sempre proporcionando os meios para que a mensagem do evangelho continue a ser anunciada através da sua igreja, no seu estado, no Brasil e no mundo.
10.4 A origem da Assembléia do Deus
Tornar-se membro e freqüentar uma igreja evangélica é de vital importância para o crescimento na vida cristã. Portanto, é bom que você conheça, em síntese, um pouco da história da Assembléia de Deus, na qual você está dando os seus primeiros passos como discípulo de Cristo.
Os pioneiros das Assembléia de Deus no Brasil foram os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, membros oriundos da Igreja Batista. Eles eram suecos, filhos de pais batistas.
Em 1909, numa reunião de oração, Gunnar Vingren, foi batizado com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11). Por esse motivo foi desligado da Igreja Batista em Michigan, EUA. Mais tarde uniu-se à Igreja Batista de Indiana, onde fora bem aceito, e ali começou a promover reuniões pentecostais, o que fez surgir um grande avivamento.
Certo dia em uma reunião, o Espírito Santo usou um irmão o qual revelou-lhe que ele deveria ir para uma terra distante e revelou também o lugar: Pará. Ainda o Espírito Santo lhe falou no próprio idioma daquele povo: o Português. Gunnar, agora procurava saber onde ficava esse lugar, procurou nas bibliotecas e descobriu que o lugar existia e ficava em um estado do norte do Brasil. No ano de 1909, Berg também recebeu o Batismo com o Espírito Santo.
Chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910, no Estado do Pará. Foram hospedados, inicialmente, no porão sujo e desconfortável da Igreja Batista local.
A partir daí, as reuniões passaram a ser de avivamento, havendo muitas conversões e cura divina. No mês de maio de 1911, houve a primeira experiência do batismo com o Espírito Santo, foi a irmã Celina de Albuquerque quem recebeu essa benção maravilhosa. Em conseqüência do avivamento iniciado, com as curas operadas pelo poder de Deus e com o batismo com o Espírito Santo recebido por muitos crentes, as reações começaram a surgir.
A maioria dos oficiais da igreja e parte dos seus membros repudiou o movimento. No dia 13 de junho de 1911, um grupo de irmãos foi desligado da igreja. Esse grupo era em número de dezoito. E assim iniciou-se efetivamente a obra pentecostal no Brasil.
O movimento recebeu então o nome de Missão da Fé Apostólica. Mas em 1918, foi registrado oficialmente com o nome de Assembléia de Deus, nome que permanece até hoje.
Seu principal órgão de divulgação é o jornal Mensageiro da Paz, editado pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD). O hinário utilizado é a Harpa Cristã, que contém hoje 640 hinos de cânticos congregacionais, e existe há mais de 50 anos.
Geralmente, a sua revista de Escola Dominical é a Lições Bíblicas, editada pela CPAD. Porém, na região de Sorocaba possuímos agora uma revista própria chamada Lições Bíblicas Dinâmicas, da editora Vida. Ambas são trimestrais.
10.5 A estrutura da Assembléia de Deus.
A Assembléia de Deus no Brasil não possui dogmas preestabelecidos. Têm como regra de fé as doutrinas fundamentais da Bíblia Sagrada. O seu principal órgão representativo, em nível nacional, é a Convenção Nacional, que se reúne de dois em dois anos para deliberar.
A diretoria é eleita nas reuniões plenárias. Em nível estadual, ela se organiza, igualmente, através de Convenções Estaduais que, por sua vez, são filiadas à Convenção Nacional.
Na esfera municipal ou regional são organizados ministérios ou campos de trabalho. Esses organismos constituem-se de uma igreja sede e demais igrejas filiadas, sem limitação quantitativa.
No que tange à liderança, as Assembléias de Deus se apresentam da seguinte maneira:
O Pastor é o homem ungido por Deus para apascentar o rebanho (igreja).
O Evangelista é o homem, conforme o próprio termo indica, responsável pela evangelização do campo ou área relativa à igreja local.
O Presbítero é o auxiliar direto do pastor, em alguns casos. Na falta do pastor, o presbítero pode assumir a direção da igreja.
O Diácono é o elemento que se ocupa, principalmente, da parte material da igreja: arrumação, obras, distribuição da Santa Ceia, socorro às viúvas, etc.
Auxiliar de Trabalho é o elemento que coopera com os diáconos nos serviços gerais, nos pontos de pregações, etc.
10.6 Os costumes na Assembléia de Deus
Primeiramente, estabeleceremos a diferença entre costumes na Assembléia de Deus no Brasil e doutrinas bíblicas fundamentais.
As doutrinas bíblicas fundamentais implicam diretamente na salvação do homem, os costumes na igreja estão colocados no contexto temporal, não estando comprometidos diretamente com a salvação. Estão mais ligados à conduta do crente perante o mundo.
Doutrina é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, devendo ser o mesmo em qualquer lugar ou época.
Costume é hábito ou prática geralmente observada por um grupo, podendo ser diferente, dependendo do tempo e lugar.
Existem certas doutrinas que são preservadas pelas Assembléias de Deus e que devem ser obedecidos e seguidos por seus membros, como: as mulheres devem ter seus cabelos longos; os homens não usarem cabelos longos; as vestimentas devem ser modestas e decentes; não se admite traje masculino na mulher e nem feminino no homem, nem casamento misto, isto é, de crente com não-crente, nem se aceita que o crente tome parte nos prazeres mundanos: boates, cinemas, escolas de samba, festas carnais.
- Os cabelos são a glória da mulher e a marca da. sua feminilidade. Os cabelos da mulher são um dos pontos que mais se destacam visualmente, para que se possa distingui-la do homem (1 Coríntios 11:15).
- Só existia. uma situação na Bíblia em que os homens usavam cabelos compridos, era o caso dos nazireus. Estes eram indivíduos que, por voto particular eram separados, por tempo indeterminado, para serviço especial de Deus (Números 6:5; verifique também em 1 Coríntios l 1:14).
- Quanto às vestimentas do crente, a Bíblia não estabelece padrões rígidos. Entretanto, segundo os costumes da Assembléia de Deus no Brasil, baseados em princípios bíblicos, seus membros devem trajar-se com modéstia, decência e bom gosto. (1 Timóteo 2:9; Sofonias 1:8).
De acordo com a doutrina adotada pela Assembléia de Deus no Brasil, o casamento é uma instituição divina (Gênesis 2:18).
No casamento os cônjuges se tornam uma só carne (Gênesis 2:24). Isso implica na comunhão íntima do casal. Assim sendo, torna-se difícil a comunhão do crente com o incrédulo (2 Coríntios 6:14).
10.7 Conheça a sua igreja local
Agora você faz parte da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Ela é um organismo e uma organização, que tem a própria vida de Cristo. Quem faz parte da Igreja (de Cristo), está agora continuando o trabalho de Cristo na terra. Além da Salvação, Ele concedeu a você o privilégio de ser o meio através do qual Ele salve outras pessoas. Como qualquer outra organização, ela tem sua liderança, diretoria, departamento, tudo fazendo parte de um organismo. Tudo isso administrado pelo Pastor-Presidente, que lidera o Ministério.
10.8 Os objetivos da igreja
Através da Bíblia você descobre que a Igreja. foi findada para cumprir as seguintes finalidades:
Evangelizar o mundo (Mateus 28:19-20).
Ser lugar para o crente cultuar a Deus (Romanos 12:1).
O Senhor estabeleceu sua igreja, e ela não é um clube, uma agremiação, uma escola ou local de encontro. A igreja existe para cultuar a Deus (Colossenses 3:16), para edificar uns aos outros (Colossenses 1:12-13). E tudo isso, porque Jesus colocou a igreja no mundo para anunciar o Evangelho.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra“ Atos 1:8
10.9 Por que devo ir a igreja?
Porque na igreja os crentes se reúnem para oferecer culto a Deus. O culto é um momento de oração, louvor, adoração, estudo da Bíblia e edificação dos crentes. No culto, todos os crentes podem se unir em oração seja em petição, ação de graças e intercessão. A oração também é uma maneira de você louvar a Deus. Quando os crentes se reúnem para cultuar a Deus, existe a oportunidade para que pratiquem a comunhão. É mais do que simples amizade. A comunhão é resultante de uma experiência espiritual comum. Todas as diferenças terrenas são eliminadas e os homens e mulheres se tornam irmãos e irmãs em Cristo.

Capítulo 11
Ordenanças

Jesus deixou duas ordenanças a serem observadas pelas suas igrejas: O batismo e a Ceia do Senhor.
11.1 O batismo
O batismo cristão é um ato de obediência à ordem de Cristo, ao qual a pessoa convertida se submete de bom grado como testemunho de sua regeneração (Mateus 28:19).
É simbolizado com a imersão na água, em nome da Trindade Santíssima, das pessoas que se arrependem de seus pecado e crêem no Senhor Jesus Cristo como seu salvador e estão dispostas, portanto, a seguirem a Jesus e lhe obedecerem (Marcos 16:16). A imersão (entrar na água) simboliza a morte e o sepultamento da velha natureza perdida com os seus pecados, o fim de uma vida separada de Deus. A emersão (sair dela) simboliza o fato espiritual do nascimento de uma nova natureza, disposta e preparada para viver uma vida nova, conforme a vontade de Deus. Pelo batismo, você passará a integrar a igreja (Atos 2:41).
11.2 A Santa Ceia
Depois de ser batizado, você poderá participar da Ceia do Senhor, que é uma cerimônia instituída por Jesus Cristo para memória e testemunho de Sua morte. A Ceia do Senhor representa também a união e a fraternidade do corpo de Cristo, que é a igreja e a santificação de nossa alma pela comunhão com o Senhor. Através desta singela cerimônia estamos anunciando a volta de Cristo.
O batismo e a Ceia do Senhor são símbolos exteriores de realidades interiores; símbolos materiais de realidades espirituais. Nem os elementos materiais em si (água, pão, vinho, nem as palavras proferidas durante a cerimônia) têm poder de salvar ou abençoar. É Jesus quem salva e abençoa o pecador através do seu Espírito. Cristo não está na água, nem no pão, nem no vinho, mas no coração de quem confia Nele como seu Salvador e Senhor.
A ceia é um rito memorial. Ela anuncia a morte vicária de Cristo, que nos livra da escravidão do pecado. A Ceia contém ainda o elemento esperança, pois aponta para a volta de Cristo, de maneira que a participação indigna se torna uma irreverência para o sacrifício de Cristo, levando o infrator a sofrer as penas de seu descuido espiritual (1 Coríntios 11:27-30). A ceia do Senhor é rica nos seus símbolos, pois nos transportam ao longo da Bíblia, em sua mensagem de esperança e vida eterna. O vinho é o memorial de alma derramada pelo pecado; o pão o memorial de um corpo ferido pelo pecado. O pão, um símbolo do corpo de Cristo. O vinho, um símbolo do sangue de Cristo.
Em nossa igreja a ceia do Senhor é realizada no primeiro sábado do mês, na sede regional, e no segundo sábado nas igrejas locais.

Capítulo 12
Batismo Em Águas

O batismo em águas é o meio do novo crente se integrar completamente ao corpo de Cristo, a Igreja. Através deste batismo o crente passa a ser membro efetivo da igreja. O batismo em águas não é para a salvação, mas é conseqüência dela (Atos 8:36-38).
12.1 Exigências para alguém ser batizado
O candidato ao batismo tem que estar consciente do que fazendo, pois a partir de agora, ele precisa produzir na obra de Deus. O batismo consciente produz um desejo pela obra de Deus e o leva a uma vida de testemunho.
O candidato ao batismo deve este disposto a viver uma vida digna de cristão. Quando em Atos 8:36 o eunuco perguntou "Eis aqui água. que impede que eu seja batizado?”, Filipe respondeu “É lícito, se crês de todo o coração”. Observemos que crer em Jesus é exigência principal. Por isso, a Bíblia não autoriza batismo crianças, pois ainda não podem crer (Atos 16:31). É preciso crer de coração (Marcos 7:6), pois Deus não aceita coração dividido.
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração” Jeremias 29:13
12.2 A forma do batismo
Qualquer bom dicionário da língua portuguesa vai dizer que batismo significa imersão, mergulho. O que for diferente disso não é batismo. Mesmo que leve o nome não é batismo, se não houver imersão.
Exemplos bíblicos:
"todos eram batizados por João Batista, no rio Jordão" Marcos 1:5
"Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão" Marcos 1:9
João Batista batizava dentro do rio Jordão. Que significa dizer “dentro do”? Para que isso, se não fosse mergulho?
"E logo que Jesus saiu da água..." Marcos 1:10
Em Atos 8:39: "E quando saíram da água..." Ninguém sai da água, se não tive entrado na água. Isso é imersão. Você agora está esclarecido sobre este ensino tão importante. Que cada novo convertido possa cumprir em sua vida, o mandamento que está em Atos 22:16.

Capítulo 13
Sustento Financeiro

13.1 A graça de contribuir
Em 2 Coríntios 8:1-5 Paulo usa seis vezes a palavra graça em relação ao ato de contribuir. Graça é encanto, doçura, simpatia, favor não merecido mas livremente outorgado, pela vontade, proteção e bondade. Paulo ensina que a contribuição é um favor que Deus nos faz e não um favor que nós lhe fazemos. Enquanto o crente não entender e não sentir que a contribuição é uma graça divina, ele não terá completado sua vida cristã.
- Primícias e não sobras
Mesmo a Bíblia ensinando que devemos colocar Deus em primeiro lugar, a maioria dos crentes assim não pratica (Mateus 6:33). Não foi assim com os macedônios (2 Coríntios 8:2-5). Diante do edificante e comovente exemplo dos crentes da Macedônia, ninguém é pobre demais que não possa contribuir para a causa de Deus.
- Privilégio de dar
Longe de ser visto sob o prisma de obrigatoriedade, a participação financeira é considerada como elevado privilégio da nova vida em Cristo. Ao invés da contribuição financeira o crente reconhece que Jesus é o Senhor de sua vida e demonstra, ao mesmo tempo, o grau de sua identificação com Cristo.
13.2 O Dízimo
O Dízimo é um ato regular através do qual o crente fiel põe à parte dez por cento de suas rendas, e oferece ao Senhor como reconhecimento pelas bênçãos recebidas. Dar o dízimo não é uma atitude que se toma como uma imposição. Entretanto quando deixamos de observar essa prática bíblica estamos roubando a Deus.
"Roubará o homem a Deus? Todavia, vos me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas oferta alçadas" Malaquias 3:8
Vale a pena ser fiel no dízimo, porque não somente estaremos cumprindo a Palavra de Deus, como sendo abençoados tanto material como espiritualmente (Malaquias 3:10).
Dízimo, 10% (dez por cento) de toda a sua renda, não deve ser visto como um sacrifício penoso, imposição da igreja, compromisso rígido que, sendo quebrado, traz castigo de Deus.
O dízimo deve ser visto como um meio de você participar alegremente da obra de Deus. Deve ser entendido como a graça de Deus que nos dá todas as coisas e nos pede apenas 10%. O dízimo é um modo alegre de você contribuir com o reino de Deus e, conseqüentemente, ser abençoado.
- Leitura: 2 Coríntios 9:6-13

Capítulo 14
Santificação

14.1 A santidade
Embora quase no fim desta apostila, a santidade não é de modo algum a chave menos importante da vida cristã, ao contrário, é provável que a falta de santidade seja a maior das causas das derrotas, desapontamentos, e fracassos que se verificam entre aqueles que se chamam cristãos. Procure ler, atentamente o sermão da montanha em Mateus 5 a 7.
Devemos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). O crente é liberto do pecado para produzir frutos de santidade. (Leia Romanos 6:22-23). O crente é uma nova criatura, e, por conseguinte, sua natureza é nova (2 Coríntios 5:17). As palavras e atitudes da nova criatura em Cristo provam, perante o mundo, a transformação operada pelo poder do evangelho (Efésios 4:25-32 e 5:1-5).
14.2 A separação do mundo
Santificação é separação. Quanto maior for esta separação do pecado e do mundo com todo o seu sistema caído, maior será a sua santificação. Porém, devemos lembrar que separar não é alienar-se, ou seja, nos trancar em uma caverna ou em um quarto, para que não venhamos a ter contato com as pessoas. Devemos viver no mundo mas não nos contaminar com ele. Santificar é possuir cada vez mais a vida de Cristo em nós e amar a Deus sem reservas. A santificação só tem valor se você separar-se para Deus. Deus só pode usar o cristão santificado (2 Timóteo 2:21).
As pessoas são influenciadas por aquelas com quem andam (2 Coríntios 6:14-18).
Esteja certo de que não é fácil viver conforme os padrões do Evangelho, mas estamos certos de que seremos vitoriosos porque o Espírito Santo nos acompanha, passo a passo, em nosso caminhos. Estou certo de que você vencerá todas as dificuldades e, ao terminar a peregrinação aqui na terra, poderá dizer como o apóstolo Paulo:
"Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8)

Capítulo 15
O Espírito Santo

15.1 O Espírito no dia-a-dia
Toda pessoa que Cristo salvou, e que renasceu pela operação de Cristo, tem a vocação de ser co-participante da natureza divina (2 Pedro 1:3-4).
Os crentes precisam ser cheios do Espírito Santo em sua vida para realizar qualquer obra.
“porque Deus e quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:33
"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" Zacarias 4:6
Nestes textos vemos claramente que é o Espírito Santo de Deus quem desperta em nós a vontade de realizar qualquer boa obra e também Ele mesmo é quem possibilita a sua realização.
Precisamos sempre pedir a orientação de Deus em tudo o que formos fazer, pois Ele, através do Espírito Santo, irá nos guiar e proteger todo o tempo. Só assim seremos verdadeiros filhos de Deus.
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” Romanos 8:14
15.2 Batismo no Espírito Santo
Leia o texto a seguir:
“disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” Lucas 3:16
Quando Jesus morreu na cruz e nos lavou e purificou com seu precioso sangue, ele abriu as portas para um contato mais íntimo de Deus com os homens. Assim, Ele pode enviar o Espírito Santo para que habitasse nos santos.
"Acaso, não sabeis que o vosso corpo e santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19
Porém o Batismo com o Espírito Santo, ao contrário do batismo em águas, nos batiza com fogo. É uma experiência singular que a Bíblia nos exorta a procurar com zelo.
"Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar" 1 Coríntios 14:1
Este Batismo nos traz vários benefícios, pois além de elevar o “nível espiritual”, possibilita o recebimento dos Dons do Espírito.
15.3 Os Dons do Espírito
"Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé e a outro, no me:mo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente" 1 Coríntios 12:8-11
Como vemos, os dons proporcionados pelo Espírito Santo são diversos. Deus os dá para que a Igreja seja edificada e para que Sua obra seja cumprida.
Fontes:

http://sites.uol.com.br/revistadominical/rdpl.htm
http://ebible.8k.com/fundamentos.html
Apostila “Preparando Novos Crentes Para a Seara de Cristo” - Igreja Evangélica Assembléia de Deus Rua 21; Adaptado por Presbítero Edmilson Soares (Julho de 1997)

Edição, revisão e adaptação: Luiz Ricardo Godoi de Castro Silva

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin