terça-feira, 26 de maio de 2009

O poder e sua integridade


1 - INTEIREZA

INTRODUÇÃO

Integridade vem de “integrare” do latim = fazer inteiro. e. g; integro são como números inteiros, integrar é combinar partes em um todo.

Assim integridade tem tudo que ver com inteireza. Uma pessoa integra ou pessoa de integridade é aquele que está por inteiro: a) no que ele diz e no que ele faz; b) o que é em público e o que é em particular. As duas coisas são uma e não duas. Um todo.

1. EXERCÍCIO

Responda as perguntas com Verdadeiro (V), Falso (F) ou Em Dúvida (?).

1. Eu me comporto diferentemente quando não estou exercendo liderança. ()
2. Eu me pego esquecendo de promessas que eu fiz. ()
3. Eu normalmente estou atrasado para os compromissos. ()
4. Eu mudo de opinião com freqüência. ()
5. As pessoas acham difícil contar segredos para mim. ()
6. Eu freqüentemente prefiro as soluções práticas às que lidam com princípios e valores. ()
7. Há coisas que eu faço que não faria se eu soubesse que as pessoas estão me observando. ()
8. Eu não devolvo as coisas que eu peço emprestado. ()
9. Eu não considero importante devolver pequenas quantias de dinheiro que pego emprestado. ()
10. Eu me preocupo com a minha imagem pública, como eu apareço para as pessoas. ()

Ignore o (?). Se suas respostas de V excedem suas respostas de F; você pode estar em crise de integridade.

2. UM ESTUDO DE CASO BÍBLICO DE INTEGRIDADE
Considere a vida e carreira de Daniel (Daniel 1-6).

1. Ele manteve sua integridade e credibilidade (5:10-12)
2. Ele não pode ser acusado pelos seus inimigos (6.4)
3. Sua oração junto à janela era o segredo do sucesso (6:10)
4. Ele estava preparado para pagar o preço por fazer o correto diante de Deus (6:12)
5. Ele integrou serviço a homem e serviço a Deus - não havia nenhuma dicotomia (6:21)

"Os leões não puderam comer a Daniel porque ele era uma só “coluna” (osso duro de roer) ". Integridade fortalece a coluna vertebral de nossa vida e ministério.

3. POR QUE INTEGRIDADE É IMPORTANTE?

1. Deus procura integridade nos homens. “Ora, se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com eqüidade…" (I Reis 9:4); também “que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?” (Jó 2:3). Nosso Senhor Jesus Cristo era conhecido por sua integridade: “… de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e, mormente em relação a vós”.(II Coríntios 1:12).

2. Um homem íntegro recebe confiança. “Quem anda em integridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”. (Provérbios 10:9). O oposto é: “Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão”. (Provérbios 28:1). Integridade dá poder a nossas palavras, força para nossos planos, e força para as nossas ações. Quando integridade é estabelecida, muito pode ser feito. Mas se nossa integridade é duvidosa, pouco ou quase nada pode ser feito. “Em tudo sê exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. (Tito 2:7-8).

4. CULTIVANDO A INTEGRIDADE

1. Tome cuidado nas coisas pequenas. Não podemos ser fiéis no muito se não formos fiéis no pouco: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. (Mateus 25:21).

2. Diga não à tentação. Diga “não” tão depressa quanto puder - é tão fácil quanto difícil a fazer ambas as coisas. Mas, depois disso resistir à tentação fica mais fácil: “Mas você, homem de Deus, foge de tudo isso...”. (I Timóteo 6:11). O erro trágico é flertar (ou se divertir) com a tentação.

3. Não separe vida privada de vida pública. Previna-se de personalidade dividida - um anjo em público, mas um demônio quando no particular. Rei Saul se preocupou mais pela imagem pública que a verdadeira condição dele: "Eu pequei. Mas, por favor, me honre diante dos anciões do meu povo e diante de Israel…" (I Samuel 15:30).

4. Mantenha sempre sua consciência limpa. Seja transparente diante de Deus e dos homens. “Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens”. (Atos 24:16). Seja cuidadoso com os seus motivos para que não estejam misturados e com agenda escondida, e seja severo com você mesmo: “Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”. (I Coríntios 11:31).

CONCLUSÃO
Integridade é essencial para qualquer um. Pessoas seguem a quem acreditam, e em quem depositam confiança. Em suma, toda liderança é uma liderança moral.
2 - SEGURANÇA


INTRODUÇÃO

Duas observações: a) Pessoas de alto desempenho (altos escalões) são geralmente as mais inseguras das pessoas; b) muitos problemas interpessoais afloram motivados por sentimentos de insegurança.

A integridade de um líder, ou de uma pessoa qualquer, está diretamente relacionada o sentimento de segurança, especialmente se lida com poder.

1. EXERCÍCIO

Responda as perguntas com Verdadeiro (V), Falso (F) ou Em Dúvida (?).

1. Eu sinto mais confortável com um grupo das pessoas que lidero. ()
2. Eu fico nervoso facilmente por uma observação negativa sobre meu comportamento ou desempenho. ()
3. Eu acho difícil delegar meu trabalho para outros. ()
4. Eu sinto ameaçado quando estou com pessoas que penso serem mais capacitadas do que eu. ()
5. Eu me preocupo freqüentemente em não poder satisfazer as expectativas dos outros. ()
6. Eu sinto que preciso sempre de avaliação positiva de mim e do meu trabalho. ()
7. Eu fico facilmente transtornado quando uma rotina familiar ou situação é mudada. ()
8. Eu fico zangado quando não recebo reconhecimento pelo trabalho que eu fiz. ()
9. Eu não posso dizer que já alcancei os objetivos planejados para o que eu faço. ()
10. Eu tenho medo que minha posição possa ser tomada por outra pessoa. ()

Ignore (?) respostas. Se suas respostas de V excedem suas respostas de F; você pode ter uma crise de segurança.

2. UM CASO-ESTUDO BÍBLICO DE INTEGRIDADE.

Considere a vida de José (Gênesis 37-50).

1. Ele cresceu em uma família de pessoas inseguras.
2. Deus o levou para caminho onde aprendeu a ter segurança.
3. Cada momento em que estava seguro em sua posição, Deus o removia da posição de segurança.
4. Ele sofreu dor antes que lhe fosse dado o poder. Ele foi humilhado antes de ser exaltado.
5. Ele achou segurança antes que obtivesse sucesso.

O verso chave sobre segurança é; “Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida”. (Gênesis: 50-19-20).

3. SEGURANÇA DE UM HOMEM

Identifique seus sentimentos de insegurança. Os reconheça - não os negue. Examine bem suas bases. Insegurança surge quando tiramos nosso foco de Deus e focamos alguém ou qualquer outra coisa. Segurança é fundamentada por outro lado em:

1. O amor incondicional de Deus. Nós não podemos ganhar o amor de Deus, nem podemos influenciar neste sentido. Deus não nos amou menos ontem, nem nos amará mais amanhã. “Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo morrer por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8).

2. Na Soberana Vontade de Deus. Nada acontece a nós sem o prévio conhecimento ou permissão do Pai. Tudo o que acontece serve o propósito final dele. “E sabemos que todas as coisas contribuem”. (Romanos 8:28).

3. A mortificação diária de nosso ego. O que acontece conosco não importa; isso foi posto à morte na Cruz por Cristo. “... Já estou crucificado com Cristo, e agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”. (Gálatas 2:20).

CONCLUSÃO

A segurança de uma pessoa é importante para poder se conduzir adequadamente quando no poder ou exercendo autoridade. Se ele for inseguro, poderá magoar as pessoas ao seu redor. Como resultado, poderá ter seu trabalho, e ele mesmo magoados, e falhará como homem em sua totalidade. 3 - FIDELIDADE
(Lealdade, Probidade).

INTRODUÇÃO

Stephen Neill, em uma série de palestras para líderes, informou:

“Os anos entre quarenta e cinqüenta são os mais perigosos na vida” de um homem. A razão é: “este é o tempo no qual suas fraquezas internas estão mais à mostra como elas são... Seria como descobrir agora que quando jovens imaginávamos como as fraquezas internas poderiam ser, e como as trataríamos... Com o passar dos anos, trazendo à tona as fraquezas, justamente na ocasião em que estamos crescendo como líderes e pilares da Igreja”.
(On The Ministry, SCM Press, 1952, pp 34-35)

A queda de uma pessoa não acontece da noite para o dia - normalmente acontece com o passar do tempo. Isto é particularmente verdade na área de imoralidade sexual.

1. UM CASO-ESTUDO BÍBLICO DE UNFIDELIDADE

Considere a vida do Rei David e Bate-Seba (II Samuel 11-12).

1. Ele falhou quando estava confortavelmente instalado na posição de Rei e no palácio (11: 1). Distintamente de Urias, o coração de David já estava longe do campo de batalha (11:11)
2. Quando o pecado ficou evidente, a primeira reação foi de encobrir o seu erro. Quando o seu intento logrou êxito, David concluiu que tudo estava bem. (Mas leia 11:27)
3. Quando pecado foi exposto, David se arrependeu. (12:13).
4. Ele nunca mais cometeu este tipo de pecado novamente. Porém, sua fraqueza o seguiu até sua morte. (I Reis 1: 1-4).

2. EXERCÍCIO

Responda as perguntas com: Verdadeiro (V), Falso (F) ou Em Dúvida (?).

1. Eu alcancei uma fase de minha vida que sinto poder levar tudo com facilidade. ()
2. Meu trabalho/ministério me dá oportunidades de conhecer as necessidades de mulheres. ()
3. Eu tenho o hábito de comparar minha esposa com outras mulheres que encontro no trabalho. ()
4. Eu normalmente não conto para minha esposa quando converso com outras mulheres. ()
5. Eu tenho necessidades emocionais que penso não estarem satisfeitas. ()
6. Há conflitos não resolvidos dentro de minha relação de matrimônio. ()
7. Tenho fantasias sexuais. ()
8. Eu ainda tenho que colocar linhas de delimitação claras quando me reúno sozinho com mulheres. ()
9. Eu não me sinto confortável em conversar sobre o assunto de sexo. ()

Ignore as respostas (?). Se suas respostas de V excedem seu F, você pode estar com problema de fidelidade.

3. SINAIS DE ADVERTÊNCIA

Pecado sexual não acontece de repente. O ato de pecar sempre surge da atitude. (Veja Mateus 5:27-28). Algumas atitudes são:

a) Uma atitude descuidada com os apetites, por exemplo: maneira de comer, fantasiar situações e pessoas, vícios.
b) Uma propensão para acordos quanto assuntos de princípios, por exemplo: doutrina, ética.
c) Uma recusa para aceitar argumentos externos além dos próprios, por exemplo: “eu sei o que eu estou fazendo”.
d) Uma tentativa de racionalizar o que sabemos ser claramente errado.

4. CULTIVANDO DISCRIÇÃO SEXUAL

1. Estabeleça fronteiras claras no tratamento com mulheres. Não dê ou encoraje sinais errados. “Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés?" (Provérbios 6:27-28). Um provérbio da Nigéria diz, “o que você não come não você não cheira”.

2. Cultive um relacionamento saudável e forte com sua esposa. Construa uma confiança mútua. Compartilhe com sua esposa de suas necessidades emocionais e sexuais. “Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço”. Provérbios 5: 15.
3. Recupere e resgate seu tempo e pensamentos. Não se permita oportunidade de “brincar” com o pecado. Um provérbio inglês, “O diabo tenta tudo, mas um homem à toa tenta o diabo”. O quadro de um pecado sexual é alguém com uma mente desocupada e tempo disponível. Mantenha-se sempre ocupado e com metas altas e com algo a fazer maior que você mesmo.

CONCLUSÃO

Nenhum de nós está eximido da indiscrição sexual e de infidelidade. O homem que sempre falha diz, “eu nunca pensei que poderia acontecer a mim”.

Por causa de nossas amadas e de nosso ministério, do nome de Cristo, e das pessoas a quem nós servimos, e a nós mesmos, vamos ser muito, mas muito mesmo vigilantes.
4 - FINANÇAS (DINHEIRO)

INTRODUÇÃO

As três principais tentações que os homens enfrentam são: poder, mulheres e dinheiro (glória (política, poder), mulheres e ouro (dinheiro)). Isto pode fazer com que as pessoas comprometam sua integridade e venham cair em pecado. Segurança é o antídoto ao abuso de poder; discrição é a proteção contra pecado sexual. Contra a cobiça, a resposta é satisfação com o que temos.

1. EXERCÍCIO

Responda as perguntas com: Verdadeiro (V), Falso (F) ou Em Dúvida (?).

1. Eu desejaria ter um salário maior. ()
2. Eu me sinto invejoso quando visito uma casa que parece melhor que a minha. ()
3. Minha primeira consideração ao tomar uma decisão é, quanto isto custa? ()
4. Eu me sinto inferior quando eu estiver com pessoas que são mais ricas que eu. ()
5. Eu não posso me lembrar da última vez em que me senti grato a Deus por coisas simples em minha vida. ()
6. Eu acho difícil dizimar porque eu não tenho bastante dinheiro para minha família. ()
7. Eu não faço distinção entre o dinheiro da empresa (dos outros) e meu dinheiro.
8. É uma luta para eu acreditar que Deus proverá para todas as minhas necessidades. ()
9. Eu tenho a tendência de gastar mais do que eu ganho. ()
10. Eu não posso dizer que eu estou satisfeito com o que eu tenho no presente. ()

Ignore as respostas (?). Se suas respostas V excedem suas F, você pode estar em crise de integridade na área de dinheiro.

2. ESTUDO DE CASO DE COBIÇA

Considere as falhas das seguintes pessoas, todas violaram a integridade no assunto de posses materiais e dinheiro:

Acã desejou e escondeu uma capa que era despojo de batalha. Ele trouxe derrota para o povo de Israel, e morte para ele e a família inteira. (Josué 7:1-26).

Rei Saul desobedeceu ao comando explícito de Deus, e manteve o melhor da ovelha e gado. Seu reino foi tirado dele (I Samuel 15:1-35).

Geazi, o assistente de Elizeu, mentiu e levou dinheiro e presentes de Naamã. Ele foi castigado com a lepra de Naamã para o resto de sua vida (II Reis 5:1-27).

Ananias e Safira venderam sua propriedade, guardaram parte do recurso obtido com a venda, deram o resto, mentindo que deram tudo. Ambos foram golpeados duramente com a morte (Atos 5: 1-11).

3. CULTIVANDO O CONTENTAMENTO

1. Cultive confiança. Desejar o que não é nosso é basicamente questionar a sabedoria e o cuidado de Deus. Por que Deus não me deu isto? Confiar em Deus é aceitar o que Ele dá a nós.
I Timóteo 6:7-8 nos diz para não por esperança em riquezas incertas, mas por nossa esperança em Deus “Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário estaremos com isso contentes”.

2. Cultive gratidão. Com confiança em Deus vem então gratidão. I Timóteo 6:7-8 nos fala que nós não trouxemos nada no mundo, e nós nada levaremos conosco. Uma vez que nada trouxemos, tudo o que temos agora deveria ser recebido com gratidão. “Se nós temos comida e vestimenta, nós estaremos contentes com isso”. Sejamos gratos pelas coisas simples. A gratidão não permite espaços vagos para a cobiça.

3. Cultive Generosidade. I Timóteo 6: 18-19 nos orienta ser generosos com nosso dinheiro e fazer o bem, significa entesourar para o amanhã. No final das contas todas as posses materiais perecerão. Nós não podemos levar nada conosco. Tudo o que nós temos é um empréstimo divino enquanto nós estivermos em terra. Nós aprenderemos a reivindicar a posse das coisas de forma despretensiosa. Nós possuímos sem ser possuídos.

“Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade...”. (Filipenses 4: 12).

4. ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS

1. Retorne para Deus o que lhe é devido, e Ele lhe ajudará a viver com o resto.
2. Seja controlado ao lidar com dinheiro, especialmente quando não é seu. Seja responsável por cada centavo que você vier a ganhar e a gastar.
3. Aprenda a atender às necessidades de outros, não só quando você tem em abundância, mas também quando você for necessitado. Aprenda a compartilhar em todos os momentos (experiência da viúva de Sarepta).
4. Quando você estiver preso ao sentimento de possessão, então está na hora de doar.
5. Não permita que o dinheiro seja elemento determinante de suas decisões. Se for vontade de Deus, Ele proverá (não: se nós tivermos dinheiro, é vontade de Deus).
6. Se você precisar se comparar, se compare com quem estiver em condição inferior ao invés do que aquele que está melhor. “Eu reclamava não ter nenhum sapato até que vi alguém sem pés”.
7. Quando tentado por algo que venha comprometer sua integridade em questão de dinheiro pergunte: “Quanto vale minha integridade?”.

CONCLUSÃO

Faça a oração de Agur, filho de Jaqué: “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário”. (Provérbios 30:8). Ele não quer pobreza para que não ele seja tentado a roubar e assim desonrar a Deus.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin