sábado, 30 de maio de 2009

União: Comunique-se em família


Quando um casal se une através do casamento, muitas coisas são conversadas e consideradas como prioritárias pelo casal. O amor, a união, a atividade sexual, as finanças, os filhos, a igreja, mas uma incrivelmente é deixada de lado, e é uma das principais, a Comunicação entre o casal. No início do casamento tudo é lindo, tudo é fantasia, tudo é permitido e aceito, mas com o passar dos anos, os homens se fecham, as mulheres reclamam que seus maridos mais parecem umas ostras do que alguém com quem se casou e sonhava. Os maridos, ao que me parece, se tornam assim porque não levam a sério o que diz a Palavra de Deus.

Muitas vezes, ainda nem deixaram pai e mãe, mantém o cordão umbilical ainda unido, principalmente à mãe. Ele começa a comparar a sua mãe com sua esposa, aí é o caos. Mt 19:5 - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?Eles simplesmente abandonam sua mulher falando e sonhando sozinha. Quem, de vocês mulheres, um dia pelo menos não reclamou de seu marido, dizendo que ele não conversa, não conta suas intimidades, não se abre, não faz jus a " uma só carne" . Os homens ao contrário das mulheres acham que "uma só carne" é fruto do sexo. Não é verdade. Uma só carne é ser um em todas as áreas da vida, é conversar com sua mulher, é orar juntos, é fazer programas juntos, é amar estar com ela o tempo todo.

Acho incrível, mas em algumas oportunidades, em Encontros de Casais, a frase diz, " Encontro de Casais " , e não de amigos; os homens sempre arranjam um tempinho para jogar futebol. Ora, meus amigos, não acredito que lá no fundo as mulheres não se sentem frustradas nesses encontros, pois é um tempo onde os dois podem ficar a sós, longe dos filhos, dos problemas do dia-a-dia, e curtir a companhia um do outro. Infelizmente já ouvi muitas mulheres, nesses encontros, após o futebol de seus maridos; um tempo onde elas ou ficam de papo com outras mulheres, ou vão às compras, ou simplesmente tiram o dia para dormir um pouco, dizerem que gostam quando seus maridos vão jogar futebol, porque com isso elas ficam sossegadas, ou com suas amigas. Ora, isso é casamento na Palavra? Creio que não.

Graças ao bom Deus, eu e minha esposa, quando temos essas oportunidades, não perdemos tempo jogando bola ou passeando só, ao contrário, nós aproveitamos ao máximo o tempo juntos para curtirmos um ao outro. A gente usa esse tempo para namorar, para passear juntos, para conversar, enriquecer nosso relacionamento, se conhecer cada vez mais. Um dia, já perdi meu tempo longe de minha mulher, já ficando na minha, deixando ela frustrada. Hoje, graças a Deus, eu curto todo o tempo que posso a minha esposa. E não é só sexo, não. É conversar, ouvir o que ela tem a me contar, é orar juntos, é curtir a vida a dois, sendo um só no Senhor.Mas não é só o homem o culpado da má comunicação no casamento não, muitas mulheres também são culpadas.

Elas muitas vezes falam tanto, tanto, que nem dão oportunidade do homem falar, dar sua opinião. 1 Co 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.Elas querem muito que o homem assuma a liderança do lar, tanto espiritualmente, quanto socialmente, mas não dão a ele essa oportunidade. O marido então vive sua vidinha, acomodado como está, sem ao menos tentar ser um líder, pois não tem espaço em sua casa. Vocês conhecem aquela mulher que diz assim: Lá em casa eu gosto de tudo muito arrumadinho, cada coisa em seu devido lugar, o Fulano, lava a louça para mim, é a tarefa que " eu dei " para ele lá em casa. Ou, brincando, mas com fundo de verdade, lá em casa a última palavra é dele, .......Sim senhora, sim senhora. E o pior, elas riem disso. Ef 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Ou, ainda aquela mulher que diz que o marido não tem jeito para isso ou aquilo, que ela faz melhor, por isso ele nem se mete a fazer.

Ora, será mesmo ? Será que ele tem tido espaço ? Muitas mulheres dizem que os seus maridos são uns bananas, mas será que são mesmo ? 1 Cor 7:34,35 -Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma. Já ouvi e li, muitos casos de maridos, " aqueles bananas " , como elas dizem, que tinham uma mulher fora de casa, onde ali tinham aquilo que procuravam: Liberdade de ser eles mesmos. " Advirto : Cuidado." Gl 5:19-22 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Existem homens que deixam suas mulheres esperando horas em casa, e se casam com o trabalho, eles não sabem a medida certa. Depois de anos, de um casamento "morto", eles dizem, não sei do que ela reclama, ele lhe dá " tudo", dinheiro, casa, conforto, empregada, carro, que mais ela quer ? A resposta é : Você, o marido! Ef 5:25-28 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos.

Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Muitos dizem que realmente gostariam e se esforçam para ser um bom marido, mas realmente não sabem o que ela quer, não tem a menor idéia do que ela deseja dele. Sabem por quê ? Falta comunicação entre o casal, falta comunhão. Se houvesse um relacionamento de cumplicidade entre os dois, certamente ele saberia o que ela deseja. Ele saberia como agradar sua esposa e ela como agradá-lo. Ela deseja dar-se ao marido, deseja ser amada, deseja proteção, deseja conhecer seu coração, deseja sua liderança, ela merece respeito, precisa dividir sua carga, ela precisa ser apreciada, precisa divertir-se, precisa ser pastoreada, precisa do seu amor, do seu carinho, da sua atenção.

Isso se dá também ao marido, em muitas áreas, e ela precisa também o deixar ser quem realmente ele é.Muitas mulheres sonham com o marido ideal, e tentam moldar os seus como elas querem e quebram a cara e arruínam seus casamentos. Pv 14:1 - Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Ambos precisam conhecer-se mutuamente em todas as áreas. Quando vivemos intimamente com uma pessoa, começam a aparecer nossos hábitos e costumes, nossa realidade, quem realmente nós somos, aí é que o casal começa a caminhada para o amadurecimento conjugal. Transpor barreiras, fazer valer o que foi dito no dia do casamento, na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na riqueza ou na pobreza, em quaisquer circunstâncias, o amor deve prevalecer.

As tribulações chegam, as lutas iniciam e o casal deve estar cada vez mais unido no Senhor, enfrentar juntos tudo. 1 Cor 10:12,13 -Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Muitas mulheres reclamam que tem que lavar, passar, arrumar a casa, cuidar dos filhos, que o marido não ajuda em nada, que ela já está cheia disso. A Palavra diz: Tg 5: 8-9 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Fp. 2:14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.Se você mulher tem desejos em seu coração, que seu marido seja seu companheiro, seja amigo, te ajude no dia-a-dia, coloque para Deus, ore! Fp 4:6-7 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.E você marido, seja mais companheiro, se esforce para fazer aquilo que agrada e faz feliz sua esposa. Converse com ela, conheçam-se mutuamente. Col 3:19 , 23 - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens( ou as esposas). O principio de tudo é a oração! Você marido, ore com e por sua esposa, abençoe-a, seja fiel e companheiro.

Seja um Sacerdote em seu lar. 1 Ts 5: 17-22 - Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. Você marido e você mulher, não percam de vista o propósito de Deus para suas vidas, Ele os uniu, sejam cumpridores da Palavra. Tg 1:22 a 24 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Comuniquem-se, conversem, busquem o conhecimento profundo um do outro, sejam uma só carne, uma só mente, um só coração.

Marido, ame sua mulher, e você mulher seja sujeita a seu próprio marido, para que também, se alguns não obedecem a Palavra, pelo seu bom proceder, sejam ganhos sem palavra alguma. Que a graça e o amor de Jesus Cristo esteja sobre você marido e você mulher e que seu casamento seja uma benção para todos nós. Que assim seja. " Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. " - Lucas 12:15

Paulo de Abreu Marcondes

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin