terça-feira, 30 de junho de 2009

A Condição Humana

1.1 A culpa moral de todos os homens

Lemos no livro de Gênesis que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança:
"Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” Gênesis 1:27-28
Deus colocou o homem para dominar ou administrar toda a criação. Não vamos estudar a criação, mas um fato importante é que a vida do homem antes do pecado original era maravilhosa e cheia de esperanças. O homem era extremamente dotado de capacidades emocionais e físicas além de manter um íntimo relacionamento com o seu Criador.
Havia em Adão uma responsabilidade sobre toda a humanidade. Mas, infelizmente, deixou-se ser enganado por Satanás representado pela serpente.
Satanás era uma autoridade divina decaída, chamada Lúcifer que se rebelou contra Deus querendo ser igual a Ele.
"mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis, Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” Gênesis 3:3-6
"Eva foi enganada; Adão comeu do fruto conscientemente (l Timóteo 2:14). O pecado do primeiro casal foi maior do que simplesmente comer o fruto proibido; inclui desobedecer à Palavra revelada de Deus; crer na mentira de Satanás; e colocar sua vontade acima da vontade de Deus...” (comentário tirado da Bíblia Anotada de Charles Laudwell Ryrie, Th.D.; Ph.D).
A pior conseqüência do pecado de Adão foi sem dúvida a morte espiritual, ou seja, a separação eterna de Deus. As enfermidades físicas, emocionais e a morte física também são decorrentes deste pecado.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 6:23

1.2 Adão pecou, não eu!

Quando Adão pecou desobedecendo a Deus, o pecado foi imputado como um vírus a toda a humanidade e suas gerações futuras. Adão estava separado de Deus e não poderia gerar descendentes sem pecado. Por isso, o apóstolo Paulo usa a. expressão: "natureza adâmica" ou "natureza pecaminosa". Todos os homens pecaram a. partir da desobediência de Adão. No entanto, o ato de pecar - rebelando-se contra Deus - é sempre uma escolha pessoal, pois temos o livre arbítrio.
“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23
Leitura: Romanos 5:12-19

1.3 O que há por trás do pecado?

Ganância. É importante sabermos qual a real motivação do coração de Adão ao comer este fruto, só assim poderemos entender nossas próprias motivações que nos leva ao pecado.
Preste bastante atenção neste texto:
"Ora, a serpente era o mais astuto de todas os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: De fruto da árvore do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” Gênesis 3:1-6
O sentimento que Satanás produziu no coração de Eva e por conseqüência no coração de Adão foi a ganância (a mesma ganância que encheu o seu coração e o levou a destruição). Portanto, Satanás só produziu no coração do homem um sentimento do qual o seu coração estava cheio. A ganância cria raízes no coração do homem, levando-o a querer ser igual a Deus e independente Dele. A desobediência, arrogância, violência, etc, são na verdade apenas conseqüência.

Finalizando, veja este interessante comentário:
“A tendência do ser humano é ser independente de Deus, não aceitá-lo como Criador e Senhor. Rebelar-se contra toda forma de ordem e autoridade divinas. Portanto o pecado é uma rebeldia contra Deus que acompanha e une-se a rebeldia de Satanás”.(comentário tirado da Bíblia Anotada de Charles Laudwell Ryrie, Th.D.; Ph.D)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin