sexta-feira, 18 de setembro de 2009

C uidado...



A maioria das testemunhas oculares do ministério de Jesus já havia morrido quando João escreveu a carta, a saber 1 João. Algumas pessoas da segunda e terceira geração de Cristãos começaram a ter dúvidas sobre o que haviam aprendido a respeito de Jesus. Alguns Cristãos com raizes gregas tiveram dificuldades de crer que Jesus era humano e também divino, porque no pensamento platônico, o espírito era mais importante. O corpo era apenas uma prisão da qual se desejava fugir. As heresias se desenvolveram a partir da união desse tipo de pensamento platônico e o Cristianismo.
Um falso ensinamento particularmente difundido, mais tarde chamado de docetismo (da palavra grega doceo, que significa "parecer"), sutentava que Jesus era realmente um espírito que somente "parecia" ter um corpo físico. Defendiam que ele não tinha nenhuma sombra e não deixava nenhuma pegada; que era Deus mas não homem. Outro ensino herético relacionado ao gnosticismo (uma palavra grega que significa "conhecimento", sustentava que tudo que fosse relacionado à matéria física era perverso; o espírito era bom, e somente os intelectuais iluminados poderiam apreciar os benefícios da religião. Ambos os grupos consideravam difícil crer em um Salvador que fosse completa e perfeitamente humano e divino ao mesmo tempo.
João responde a esses falsos ensinadores como uma testemunha ocular da vida de Jesus na terra. Ele viu a Jesus, falou com Ele, e o tocou - ele sabia que Jesus era mais do que um mero espírito. Na primeira frase de sua carta, João estabelece que Jesus estava vivo antes do início do mundo e também que ele viveu como um homem, em meio aos homens e mulheres. Em outras palavras, Ele era tanto divino como humano. Noutras palavras: Jesus era homem perfeito e perfeito Deus.
Ao longo dos séculos, muitos hereges negaram que Jesus fosse simultaneamente Deus e homem. Nos tempos de João, as pessoas tinham dificuldades de acreditar que Ele era humano; hoje as pessoas tem mais problesmas para enxerga-lo como Deus. Mas a natureza Divina/humana de Jesus é uma questão essencial do Cristianismo. Antes de aceitar o que os ensinadores religiosos dizem sobre qualquer tópico, ouça cuidadosamente qual é a sua crença a respeito de Jesus. Negar sua divindade ou humanidade é concidera-lo menos do que Ele realmente é: o Cristo, o Salvador.

Deus te abençoe

1 comentários:

André Santos disse...

Olá Sheivison,

Deus abençoe pela visita em meu blog. Gostei dos assuntos que você aborda em seu espaço.

Conto com sua companhia.

Abraços

Paz seja convosco!

André Santos

Blog Widget by LinkWithin